“Twitaço” contra a exploração sexual
Cerca de 100 artistas e atletas de destaque na sociedade brasileira participarão de uma das maiores ações públicas já realizadas em redes sociais em defesa de crianças e adolescentes vitimados pela exploração sexual comercial ou em situação de vulnerabilidade social.
Twitter, Facebook, Orkut e Flickr serão palco, ao longo de um mês – de 18 de abril a 18 de maio -, da ação “50 mil tweets contra a exploração sexual” que buscará ampliar a adesão da população à campanha Carinho de Verdade – um gesto contra a exploração sexual, fomentar os debates públicos sobre o tema e sensibilizar a sociedade brasileira para estimulá-la a ter um comportamento pró-ativo no que diz respeito ao enfrentamento deste problema social que atinge milhares de crianças e jovens.
Com o apoio da apresentadora Xuxa Meneghel e a adesão de vários artistas, personalidades, celebridades, empresários, atletas e outras lideranças, a Carinho de Verdade busca abrir um debate franco sobre o problema, a fim de envolver diversos atores da sociedade na busca de soluções que garantam aos jovens o direito a ter uma vida protegida da violência sexual.
Twitaço
Organizada pelo Conselho Nacional do Sesi, a ação na internet pelos 50 mil tweets irá contar com a participação de atores e atrizes que já aderiram à campanha como Reynaldo Gianechinni, Suzana Vieira, Preta Gil, Bruno Gagliasso, Márcio Garcia, incluídos num grupo de cerca 70 artistas, além de atletas de destaque, como Oscar Schmidt (basquete), Robson Caetano (atletismo) e Aurélio Miguel (judô), entre outros.
A iniciativa irá culminar com um grande “twitaço” no dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – quando a organização da campanha espera atingir, pelo menos, os 50 mil tweets que colocaria o tema da exploração sexual infantojuvenil entre os mais “twitados” do dia, integrando a lista do “trend topics” nacional.
A atividade integra o calendário oficial das atividades do dia 18 de maio organizado pelo Governo Federal
Carinho de Verdade
A campanha Carinho de Verdade – um gesto contra a exploração sexual é um desdobramento do Programa ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi, desde 2008, junto a jovens e adolescentes de 16 a 21 anos em situação de exploração sexual. O resgate social desses jovens se dá por meio de uma formação socioeducativa e capacitação profissional, com posterior inserção no mercado de trabalho.
Lançada em outubro de 2010, no Rio de Janeiro, a campanha elegeu como espaço prioritário de ação as redes sociais da internet. A ideia é que a rede ajude a ampliar a visibilidade do tema e permita uma maior participação dos diversos segmentos organizados da sociedade que já integram/apoiam a iniciativa, como as organizações do Sistema “S” (Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sebrae, Sescoop, Senat, Senar); ministérios e empresas públicas (MDS, MTUR, SDH, MEC, MEsportes, Caixa Econômica, Infraero, Banco do Nordeste); poder legislativo federal, estadual e municipal; organizações da sociedade civil, OAB e a rede social de enfrentamento da violência sexual existente em todo o País.
Fonte: www.direitoshumanos.gov.br