Várzea Nova (BA) elege 25 delegados na Conf. Municipal
A cidade de Várzea Nova, na Bahia, se tornou mais um município do território Piemonte da Diamantina a integrar a II Conferência Nacional de Juventude, realizando, no dia 12 de agosto, na Câmara de Vereadores, a sua etapa municipal.
Com um total de 255 participantes e a presença de diversos segmentos da sociedade civil organizada, a Conferência foi considerada um sucesso pela secretária de Assistência Social do município, a professora Valdenice Pimentel, que disse ter se surpreendido positivamente com o total de inscritos.
Abordando o tema da II Conferência Nacional de Juventude, o representante da Comissão Organizadora da Conferência de Juventude da Bahia destacou a importância dos jovens de Várzea Nova se debruçarem na elaboração de propostas que enriqueçam a política estadual e nacional de Juventude, além de apresentar ao poder público municipal as suas demandas.
Além da palestra central, a organização do evento preparou mais três momentos: o debate sobre “Democracia, participação e Desenvolvimento Nacional”, abordado pelo professor de História, Eduardo; o debate sobre o “Plano Nacional de Juventude”, pelo professor Gideon, gestor do Colégio Estadual do município, e da professora Angélica, falando da “Articulação e Integração das PPJ’s”.
Após um rico processo de debate nos eixos temáticos, foram apresentadas várias propostas, que de forma conjunta na plenária final, tiveram textos adequados e foram aprovadas. Por fim, 25 delegados foram eleitos, além da escolha de Edcleoson Maciel, presidente da Associação de Juventude, para representar o município na Conferência Estadual, em Salvador.
A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Érico Moreira, pelo vice-prefeito Édson Júnior, pela secretária de Assistência Social Valdenice Pimentel, pelo vereador Marcelo Teodoro, pelo coordenador da comissão organizadora da Conferência Municipal Manoel Neto, pelo representante da COE e da SEDES Jabes Soares e pelos representantes da sociedade civil Edcleoson Maciel, presidente da Associação de Juventude de Várzea Nova, Elenilce, representante dos Trabalhadores Rurais, e Joane, representante do Grupo de Louvor de Várzea Nova.