A democracia se faz todo dia

Dia 25 de outubro é conhecido como o Dia Nacional da Democracia, em memória a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar. Um dia para olhar a nossa história e defender nossa democracia.

E por que se faz necessário ainda defender a democracia?

O ponto inicial para que possamos pensar sobre isso deve ser o entendimento de que ela vai além do processo eleitoral, sendo então uma das maiores, se não a maior, representação da soberania popular dentro do ambiente político, que está em tudo.

Mesmo vivendo uma democracia representativa, o Brasil passa por um cenário sociopolítico turvo, onde muitos tentam contra ela, pedindo por um novo regime de ditadura, instigados por discursos de ódio regados por autoritarismo e mentiras produzidas por grupos que por ela se beneficiaram/beneficiariam e, pior ainda, pela falta de interesse no buscar conhecimento histórico.

Devemos então nos tornar instrumentos da verdade e esperança em tempos como este, defendendo a democracia, aprofundando-a e apontando-a como solução palpável para nossas questões que, por complexas que são, exigem respostas coletivas.

É por acreditar na força que brota do coletivo e em sua luta pelo bem viver, pelo amor e pelo reino de Deus presente, que mais uma vez – e assim sempre será – a Pastoral da Juventude vem repudiar e denunciar a afronta à nossa democracia e aos direitos humanos e constitucionais. É por acreditar e nos inspirar no Cristo Jovem que seguiremos lutando pela nossa vez não seja passada, para que nossa voz seja escutada e que nosso lugar não seja tomado, por nós e pelos nossos.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.