Bispo de Macapá declara apoio a campanha
O feriado da Proclamação da República em Macapá-AP foi dia mobilização em defesa da vida e dos direitos da juventude. A Pastoral da Juventude realizou na cidade o I Fórum de Políticas Públicas para a Juventude. O encontro discutiu propostas para desenvolver a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens.
O bispo diocesano, Dom Pedro José Conti, apresentou propostas para o enfrentamento da violência na diocese e prometeu apoio para que a temática da Campanha seja desenvolvida nas comunidades.
Representando o Poder Judiciário, o Juiz Marconi Pimenta apresentou dados da violência no trânsito em Macapá. “Jovens embriagados acabam morrendo e matando, sem contar o crescente consumo de crack que tem destruído e matado muitos deles”, relatou.
A mesa de trabalho ainda contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar e da Pastoral da Juventude. Ao final do encontro os jovens elaboraram uma carta de reivindicações.
A Campanha
Lançada em novembro do ano passado, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens [www.juventudeemmarcha.org] é uma iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para debater as diversas formas de violência contra a juventude, denunciar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear ações que possam mudar essa realidade.
Sensibilizadas pelo tema, inúmeras organizações em todo o Brasil têm manifestado apoio e realizado fóruns, passeatas, debates e outras ações expontâneas pautando as realidades local, regional e nacional da juventude que, de acordo com as estatísticas, apontam os jovens como as principais vítimas de violência no Brasil.
Gelinton Batista, com informações de Marconi Pimenta