TEMPO DA CRIAÇÃO: UMA CASA PARA TODOS E TODAS!

Eder Francisco Silva*

O TEMPO DA CRIAÇÃO é um tempo onde todos e todas devemos por em prática o dialogo inter-religioso com o proposito de cuidar do PLANETA, de repensar nossas ações com o mundo criado por Deus e nos dado na gratuidade. Este ano de 2021 a Igreja Católica e em conjunto com outras Igrejas Cristãs e outras denominações religiosas celebram o TEMPO DA CRIAÇÃO, que nos traz a temática de; “Uma Casa Para Todos”. O papa Francisco desde o inicio do seu pontificado nos convoca para rezar pelo planeta, chamando-o carinhosamente e com toda responsabilidade de nossa “Casa Comum”, inspirado no cântico de Francisco de Assis- “Louvado sejas meu senhor, com todas as tuas criaturas” escreveu a sua carta encíclica Laudato Si, nos chamando para o compromisso com o cuidado da casa que habitamos coletivamente.

O Tempo da Criação desde sua criação oficial pela igreja ortodoxa tem como objetivo a celebração ecumênica e por ela converter-nos a um compromisso conjunto sendo um tempo anual de celebração ecumênica de oração pelo Planeta! O Papa Francisco em 2015 oficializou este tempo na Igreja Católica, deixando um recado aos fieis da igreja romana que este é um tempo que nos é dado para renovar nossa adesão de guardiões da criação elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que ele nos confiou o cuidado.

Este tempo inicia no dia 01 de setembro de cada ano e se estende até dia 04 de outubro no dia de São Francisco de Assis padroeiro da ecologia e amado por tantas denominações religiosas, como nosso papa Francisco hoje. Neste período somos convidados e motivados a organizar e a participar sejam por orações, celebrações, atos e projetos que garantam a sustentabilidade e provoquem e conscientizem a humanidade ao cuidado da casa comum. Com tema “Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus”. Oikos é a palavra grega que significa “lar” ou “casa”; o símbolo proposto é a Tenda de Abraão, que representa nosso compromisso em preservar um lugar para todos os que compartilham nossa casa comum: Vamos neste período organizar diversas ações que mostrem ao povo importância da nossa conversão ecológica no cuidado com planeta terra.

E nesta tenda todos cabem e todos devem colaborar, o Tempo da Criação, é propicio para que de fato coloquemos em prática nossos processos de conversão ecológica, onde todos os fieis são chamados a viver em harmonia com nossa casa comum, sendo assim, comprometer-se com a vida em todas suas formas se torna essencial, pois é preciso que cultivemos esse compromisso não de proteger mas de guardar ser guardião e guardiã, este é o único meio de deixarmos uma casa boa para aqueles que vierem depois de nós. A Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1, que neste ano se consolida no estado, tem como proposta assumir este tempo como o tempo de graça da pastoral fazendo neste período ações mais incisivas no cuidado e na conversão ecológica dos fieis católicos e de todo povo que habita a casa comum. Sim, é o tempo que para nós da pastoral da Ecologia, queremos reforçar a nossa identidade e compromisso com a casa comum e com uma ecologia integral pautada na Laudato Si.

A pastoral da Ecologia no regional Sul 1 assumiu para os próximos anos um trabalho com as bases pastorais trazendo uma reflexão mais forte sobre o cuidado da água, em especial no nosso estado de São Paulo, e assim estamos promovendo diversas ações formativas com ajuda de especialistas e leigos de boa vontade na temática da água e a crise hídrica que assola nossas bacias hidrográficas no Estado. Neste tempo da criação a pastoral da ecologia convida as comunidades e grupos para celebrar este tema e motivar a consciência cristã com o cuidado da água nas regiões, na nas casas, nas escolas, no trabalho e na paroquia!

Que este tempo da Criação possamos assumir em nossas comunidades ações que de fato preserve e conscientizem o povo de suas responsabilidades diretas com o cuidado da casa comum.

Oração do Tempo da Criação 2021

Criador de todas as coisas, Agradecemos que, a partir de Tua comunhão de amor, criaste nosso planeta para ser uma casa para todos. Por Tua Sagrada Sabedoria, fizeste a Terra para produzir uma diversidade de seres vivos que enchem o solo, a água e o ar. Cada parte da criação Te louva em seu ser e cada criatura cuida uma da outra a partir de nosso lugar na teia da vida. Com o salmista, Te louvamos porque em Tua casa “até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes”. Lembramos que chamas os seres humanos para cuidar do Teu jardim honrando a dignidade de cada criatura e conservando seus lugares na abundância de vida na Terra. Mas sabemos que nossa vontade de poder empurra o planeta além de seus limites. Nosso consumo está fora da harmonia e fora do ritmo da capacidade da Terra de se curar. Os habitats são deixados estéreis ou perdidos. As espécies são perdidas e os sistemas falham. Onde recifes, tocas, topos de montanhas e profundezas do oceano antes fervilhavam de vida e relações vivas, desertos áridos e secos jazem vazios, como se não tivessem sido criados. Famílias humanas são deslocadas pela insegurança e pelo conflito, migrando em busca de paz. Animais fogem de incêndios, desmatamento e fome, vagando em busca de um novo lugar para encontrar uma casa para colocar seus filhotes e viver. Neste Tempo da Criação, oramos para que o sopro de Tua Palavra criativa mova nossos corações, como nas águas de nosso nascimento e batismo. Dá-nos fé para seguir Cristo até nosso lugar propício na amada comunidade. Ilumina-nos com a graça de responder à Tua aliança e ao Teu chamado para cuidar de nossa casa comum. Em nosso cultivo e cuidado, alegra nossos corações em saber que participamos com Teu Espírito Santo para renovar a face de Tua Terra e salvaguardar uma casa para todos. Em nome daquele que veio proclamar a boa nova a toda a criação, Jesus Cristo. Amém

*Coordenador da Pastoral da Ecologia Integral Região Episcopal Belém e do Regional Sul1

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.