E se Francisco de Assis viesse ao Brasil?

Por Robson Oliveira, Coordenador Nacional da PJ pelo Regional Sul 1.

Se Francisco viesse hoje para o Brasil certamente estaria do lado dos pobres, do lado dos povos indígenas, do lado dos que lutam por justiça, contra os latifundiários, mineradores, madeireiros, que matam o povo por ganância!

Invadiria a igreja nos lembrando da nossa opção evangélica aos pobres, assumido nas palavras, mas pouco na prática. Falaria dos gritos da Mãe Natureza, e falaria ainda mais, dizendo que os projetos de morte que afetam nosso planeta são além de tudo um projeto de extermínio dos pobres, dos povos indígenas, dos nossos irmãos e irmãs que vivem uma ecologia integral.

Francisco ia reconstruir a igreja, no subúrbio, na periferia, nas favelas suja de barro e sangue, atenta a vida do povo, com os pobres e excluídos desse mundo !

Sim, Francisco ia a Roma, pra dar forças ao seu xará, aquele Francisco que faz igual, que fala parecido, e que carrega uma igreja marcada pelo clericalismo, pelos abusos, mas que insiste em ser sinodal, aberta, preocupada com o povo!

Provavelmente Francisco seria imigrante, pobre, negro, ia ser simples, falar simples. Acolheria a todos e todas, sem distinção, e sentindo a chagas do Cristo, aliviaria a chagas de todos e todas que padecem!

Vem Francisco, nos ajuda a reconstruir não só a igreja, mas a nossa consciência humana, para que ela seja comprometida com a vida, com o Reino de Deus!

“FRATELLI TUTTI”: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor a Evangelho.

FRATELLI TUTTI, n 1

Hoje celebramos o dia de São Francisco de Assis, o Santo da fraternidade universal, que fez da sua vida uma insistente doação aos e as pobres.
Nas vésperas do dia de São Francisco, seu xará, Papa Francisco assinou sua nova encíclica: “FRATELLI TUTTI”. Em suas palavras papa Francisco nos oferece esta encíclica

como uma humilde contribuição para a reflexão, a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras.

FRATELLI TUTTI, n 6

Celebrar a vida de São Francisco é tomarmos conta de que é preciso uma conversão integral que nos faça fraternos com o mundo, nas pessoas, nas causas e no cuidado com a nossa Casa Comum.

Vamos criar caminhos de leitura, estudo e prática que a encíclica FRATELLI TUTTI quer nos provocar e inspirar.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.