Edital para Ampliada da PJ de 2014
Referente à circular da SNPJ nº 03/2012.
Às Coordenações Regionais e Diocesanas da Pastoral da Juventude
Gente querida,
“A evangelização da juventude passa pelo
fortalecimento das estruturas organizativas que
acompanham os processos de educação na fé.”
(Doc. 85 da CNBB, 183)
O mês de setembro é mês da Boa Notícia, mês da Palavra, mês da Bíblia. Tempo de início também da primavera, é o mês das flores. Tempo em que o frio, o medo, o cinza, as nuvens se dissipam e dão lugar ao sol, à alegria, às cores, à vida. Talvez seja por isso que a Igreja tenha escolhido esse mês para dedicar à Palavra Sagrada. É impossível abrir a janela, ver a explosão da natureza e não admirar e querer falar dela para os outros. O impulso já nos faz comunicar a beleza do que vemos. O mesmo deve acontecer com a Palavra.
Inspirada por estes e outros aspectos da vivência eclesial é que a Pastoral da Juventude vem procurando potencializar ainda mais sua atuação pastoral na Igreja do Brasil. Em especial, na busca de processos mais qualificados para a evangelização da juventude. Um deles é o que apresentamos nesta comunicação, o Edital de candidatura para a acolhida da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (Clique aqui para baixar), em janeiro de 2014.
O Edital tem por objetivo esclarecer aos Regionais interessados em acolher a Ampliada Nacional de 2014, o processo a ser desencadeado para a candidatura de acolhida desta importante atividade na caminhada da Pastoral da Juventude. Deseja também apresentar quais as responsabilidades e competências cabem a cada uma das instâncias envolvidas.
A deliberação de realizar Ampliada Nacional aconteceu no 6º Encontro Nacional, em Cuiabá, em 2000. Ela acontece a cada três anos, podendo ser convocada Ampliada extraordinária, conforme a necessidade. É a instância em que acontecem as deliberações, escolha das diretrizes para a ação e caminhada. É nela que, também, se reflete a representação na coordenação nacional da PJ, além de apontar rumos para a escolha da assessoria e secretaria nacionais. Não se constitui como assembleia, pois tem uma estrutura mais ágil. Porém, é a instância maior de consulta e deliberação da Pastoral da Juventude Nacional.
Desejamos que este caminho em preparação a Ampliada Nacional seja percorrido de maneira coletiva, valorizando o protagonismo juvenil e iluminado pela Palavra, fortalecendo ainda mais o jeito jovem de ser Igreja da Pastoral da Juventude, pois “só uma juventude organizada, será uma juventude forte” (PUEBLA, 1185/1188).
Fraterno abraço,
Thiesco Crisóstomo
Secretário Nacional da Pastoral da Juventude
Pela Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores/as