De 18 a 20 de maio, Foz do Iguaçu vai sediar o Seminário Estadual da Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens. A Campanha é uma ação organizada pela Pastoral da Juventude e tem por objetivo levar a sociedade a debater sobre as diversas formas de violência contra os jovens e, principalmente, sobre o extermínio de milhares de jovens, além de conscientizar e articular ações, juntamente com a juventude paranaense, que visem à mudança desta triste realidade.
Segundo dados da ONU, de 2006, em cada grupo de dez jovens entre 15 e 18 anos que são assassinados no Brasil, sete são negros. A maioria deles é do sexo masculino e moradores de áreas periféricas. No ranking mundial, o Brasil está na terceira colocação dos países com mais assassinatos de jovens no mundo, com uma taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens, atrás apenas da Colômbia e Venezuela.
"Chega de Violência e Extermínio de Jovens"
De acordo com relatório feita pela RITLA, morrem por dia, 54 jovens vítimas de homicídio. Vale destacar que um estudo feito pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, que foi realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unocef – e com o Observatório de Favelas, estima que 33.504 adolescentes brasileiros sejam assassinados de 2006 a 2013. Ou seja, são dados alarmantes que pedem atenção e providência.
A Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens surgiu da reflexão e preocupação dos delegados que estiveram presentes na 15ª Assembléia Nacional das Pastorais das Juventudes do Brasil, que aconteceu em maio de 2008, pelo crescente número de mortes de jovens no País, tanto no campo quanto nas cidades, e busca promover uma cultura de paz onde as juventudes possam viver de forma plena.
Essa ação divide-se em três eixos centrais. O primeiro é a formação política, que visa promover discussões nos núcleos de base sobre as causas e conseqüências. O segundo eixo prevê as ações de massa, envolvendo outros movimentos sociais na divulgação da campanha, para que essas informações cheguem a um maior número de pessoas. A terceira busca denunciar e dar fim a violência promovida pela grande mídia, onde a imagem do jovem está sendo cada vez mais criminalizada.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO (podem haver mudanças na programação)
18 de maio de 2012 – Sexta-feira
Chegada das delegações e credenciamento a partir das 18 horas.
19 de maio de 2012 – Sábado
Até as 08h – Credenciamento de delegações.
08h – Abertura oficial do Seminário.
08h40 – Ato ecumênico – Ciranda como forma de mística inicia.
09h – Mesa temática sobre
1) Realidades juvenis;
2) Juventude e Segurança Pública;
3) Juventude e Políticas Públicas;
4) Juventude e Mídias;
5) Juventude e Controle Social.
10h20 – Cirandas de Diálogos – Momento para os painelistas responderem as perguntas.
11h – Trabalho nos Grupos Temáticos (12 grupos de trabalho).
1) Juventude e Segurança Pública;
2) Juventude e Políticas Públicas;
3) Juventude e Mídias;
4) Juventude e Participação;
5) Juventude e o Direito ao Trabalho Digno;
6) Juventude e o Direito a Educação de Qualidade;
7) Juventude e o Direito a Saúde;
8) Juventude e o Direito a Mobilidade Urbana;
9) Juventude e Eleições;
10) Juventude e Gênero;
11) Juventude Cultura, Lazer e Cultura;
12) Juventude e Religiosidades.
12h – Almoço e intervalo.
13h – Mobilização de rua. Divulgação da Marcha.
14:30h – Retorno ao trabalho nos Grupos Temáticos
(elaboração do que será apresentado na plenária, digitar, organizar o documento).
15h – Plenária.
16h – Lanche.
16h30 – Leitura e aprovação dos Documentos Finais: