Gratidão, Sol!

O Senhor guarde,
na Sua Paz e no Seu Amor,
a tua saída deste mundo
e a tua entrada no Seu Reino.

É com grande pesar, neste tempo de muitas despedidas, que a Pastoral da Juventude quer manifestar sua gratidão à companheira Solange Rodrigues, que pela sua páscoa nos deixa de forma prematura. Solange (Sol) sempre foi uma grande parceira e amiga da juventude, pela qual doou sua vida de forma tão profética. 

Solange participou do grupo de jovens de sua comunidade. E assessorou incontáveis encontros, assembleias, escolas de formação e atividades da Pastoral da Juventude.  Nos últimos anos esteve conosco no Encontro Nacional de Assessores e Assessoras da Pastoral da Juventude (ENAPJ) em 2019, provocando-nos a assumir o compromisso de ser uma Igreja pobre e para os pobres como o Papa Francisco nos pede. Sol também esteve na equipe de redação do documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais. Sol também estava na equipe de revisão do Somos Igreja Jovem. 

E para além de assessorar atividades ou escrever materiais, Solange amava a juventude e acompanhava diversos jovens e seus projetos de vida. 

Além da Juventude, Sol dedicava sua vida de forma incansável, para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), assessorando e acompanhando a vida das comunidades, refletindo e trazendo questões essenciais para o papel das CEBs na realidade atual. Através do ISER Assessoria, Solange fez de sua vida uma verdadeira missão, deixando muito de si para estar junto dos e das pobres, das juventudes e das comunidades.

Sua vida é testemunho, sua voz, sua prática e sua presença são sinais de que a reflexão e a prática são caminhos essenciais para a construção do Reino de Deus, sempre nos  motivando a olhar para realidade para que assim possamos transformá-la.

Deixamos aqui a nossa imensa gratidão, nossa saudade, e sobretudo, a nossa admiração a esta mulher, que com sua vida transformou e gerou tanta vida, sendo um Sol que iluminou tantos caminhos!

E a nós, nos resta a missão de continuar o caminho, tendo sua vida como inspiração, rodeados e rodeadas de tantos exemplos bonitos que você nos deixou,  na saudades, e rezando: A vós, Senhor, levantamos o nosso olhar; o vosso amor é mais forte do que a morte; por isso, esperamos em Vós, Senhor. 

Solange Rodrigues presente, agora e para sempre!

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude
Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude
Comissão Nacional de Assessores e Assessoras. 

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.