Juventudes e participação política

Enquanto governa a maldade, a gente canta a liberdade.
O amor não se rende jamais.

Zé Vicente

Na Pastoral da Juventude, a mística alimenta a ação e a ação enriquece a mística. Sendo assim, os grupos de jovens da PJ aprendem desde cedo que o culto a Deus vai se fazendo com a própria vida, assumindo diariamente as opções de Jesus.

Na PJ aprendemos sobre um Jesus histórico que nos leva à uma espiritualidade enraizada no chão das diversas realidades em que estamos inseridos/as, uma espiritualidade que nos move, nos inquieta e nos faz caminhar com olhos que miram outro mundo possível, o Reino de Deus, que também se constrói participando das lutas dos/das deserdados/as do sistema, que são os/as herdeiros/as do Reino, os/as preferidos/as de Deus.

As cristãs e os cristãos são chamadas e chamados a assumirem o projeto de Jesus, a se comprometerem radicalmente com a transformação da sociedade, com a superação das violências, das desigualdades e dos tantos sinais de anti-Reino.

À luz da radicalidade do Evangelho, a Pastoral da Juventude protagoniza uma bonita, corajosa e profética experiência de fé vivida a partir da vida e da luta das juventudes empobrecidas e marginalizadas. O faz com fiel amor ao Jovem moreno carpinteiro de Nazaré e vital esperança de que um dia o seu Reino de paz, igualdade, justiça e lugar para todas e todos será uma realidade entre nós.

Em quase 50 anos de caminhada, a PJ sempre foi e continuará sendo voz profética na igreja, na sociedade e em todo e qualquer espaço onde ela está inserida. Sempre foi e continuará sendo sinal de esperança, de resistência e transformação.

As jovens e os jovens da PJ, com sua fé comprometida, fé que desassossega e move caminhos, dispõem-se a serem sal da terra e luz no mundo (Mt 5, 13-14), têm seus corações aquecidos e desejam a vida do seu povo (Est 7, 3), não deixam de falar das coisas que veem e ouvem (At 4,20) e com coragem dinamizam campanhas, projetos e ações em defesa da vida das juventudes. As jovens e os jovens da PJ acreditam no amor como responsabilidade política”.

É essa crença que faz com que elas e eles estejam nas fileiras de lutas, que levantem bandeiras, que se engajem nos movimentos sociais, que assumam com suas vidas a luta por um mundo novo. A crença no amor faz com que tantas e tantos jovens da PJ disponham seus nomes e suas juventudes aos espaços de decisões políticas, faz com que tantas e tantos estejam na peleja para que todas as juventudes tenham voz, vez e lugar.

A crença no amor faz a PJ acreditar nos pequenos que se organizam, que se rebelam contra um sistema que degrada, violenta, silencia e mata tantos corpos jovens todos os dias.  A crença no amor sempre fez e faz tantas mulheres e homens da PJ lutarem por uma política ética, que de fato seja instrumento de transformação social.

É com essa crença que os grupos de jovens da PJ denunciam os ataques à democracia, denunciam os discursos de ódio, as violências, os ataques aos direitos garantidos pela constituição e aos direitos humanos.

Com esta bonita, profética e necessária crença, neste ano, como em muitos outros, tantas e tantos jovens da PJ, nos mais diversos municípios deste país, colocam seus nomes à serviço do povo, da vida, através da atuação política partidária. Nesse sentido, exercer o voto é exercer um direito constitucional do qual não podemos abrir mão e é por isso que convidamos todos os pejoteiros e todas as pejoteiras do país a confiarem o seu voto àqueles/as que estejam de fato comprometidos/as com a causa da Civilização do Amor.

Com elas e eles uma certeza: a libertação pode superar todo tipo de opressão, relações mais saudáveis são possíveis, os discursos de ódio não são mais fortes que o desejo de amar, a igualdade pode ser um novo nome para a paz, a partilha e a solidariedade precisam ser a tônica do mundo, a verdadeira transformação vem de baixo, das bases, do povo, a vida vence a morte e o amor é um ato civil e político!

A política é uma forma mais elevada de caridade social.
O amor social se expressa no trabalho político para o bem comum.

Papa Francisco

Que o exemplo de Jesus e seu projeto inspire todas e todos vocês!

Vamos ocupar, companheiras/os! Outro mundo é sim possível! Vamos fazer!

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.