Mãos a serviço e pés a caminho

Por Ir. Gecinéia de Lima

O Evangelho de Lucas (Lc 24, 35-48) nos apresenta Jesus ressuscitado, após encontro com os discípulos que, com os seus corações ardendo, reconheceram Jesus na caminhada, na memória da história e na partilha do pão, foram contar a boa notícia e enquanto relatavam a experiência, Jesus aparece entre eles e deseja a paz para todos.

Ao desejar a paz, Jesus os aproxima da linguagem do amor e do serviço, próprios da caminhada, das visitas, do encontro e acolhimento. Todos com medo, desconfiados, quase não crendo por causa do último acontecimento que lhes trouxe decepção, desesperançados, não poderiam arriscar viver mais uma ilusão.

Mas Jesus apresenta suas mãos: mãos que levantaram caídos, que tocaram olhos cegos e devolveram sua visão, mãos que repartiram o pão, mãos que viraram a mesa dos cambistas no templo, denunciando a exploração através da fé, mãos que acolheram, aquelas mãos eram realmente as mãos Daquele que se doou com todas as consequências, e mostrando os pés: pés da caminhada, da itinerância, pês que foram a lugares que ninguém quis ir, pés dispostos a estar em local de serviço e servir. Eram os pés que traziam as marcas da entrega, as marcas da superação da morte, as marcas da vida, da ressurreição, da ação e do serviço que faz ressuscitar.

Pede algo para comer e alimentar-se, lembra a partilha, pois a necessidade precisa ser saciada, alimentar-se e alimentar do que tem, de alimentos próprios da cultura, alimentar-se diante de testemunhas, lembrando a última ceia, em que a refeição e a partilha de alimentos levam ao serviço, serviço que deve ser o sinal do seguidor e seguidora de Cristo. Quem quiser seguir a esse Jesus, que faça igual, ponha-se a serviço.

Jesus é o Messias da história, do conhecimento de seus antepassados, de sua realidade atual, é o Messias que assume dar direito aos pobres, doar a vida e ser fiel a Deus, que dá possibilidade para que outras pessoas tenham vida e vida em abundância. Sua paixão e ressurreição são sinais para seus seguidores e seguidoras, é uma missão universal, a partir de Jerusalém, uma missão encarnada na realidade do povo que luta por vida e ressurreição todos os dias.

E hoje, como anunciamos Jesus ressuscitado?

Ir. Gecinéia de Lima e Silva é professora de Filosofia, teóloga e missionária de Jesus crucificado.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.