Mensagem da Sec. Adjunta Nacional de Juventude
Companheiros da PJ de todo o Brasil,
É com imensa felicidade que me dirijo a vocês nesse último dia do vitorioso 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Motivos de força maior impediram a minha presença física entre vocês, mas tenho a convicção que esses dias de debates, orações e reflexões vieram para reafirmar a atuação combativa, determinada e consciente da juventude organizada pela PJ em torno dos princípios do bem comum, do combate a todas as formas de injustiça e em busca da felicidade humana.
Acabamos de sair da 2ª Conferência Nacional de Juventude realizada em Brasília nos dias 09 a 12 de dezembro onde também reunimos milhares de jovens do Brasil inteiro e a PJ teve uma atuação destacada e massiva nessa construção. Assim, com mobilizações como a 2ª Conferência e o 10º ENPJ a juventude vem dando provas consistentes da consciência do seu papel político no país. Naquela oportunidade reafirmamos os anseios da juventude brasileira na construção de um Brasil em que a juventude seja o centro do projeto de desenvolvimento nacional e que este tenha como foco a diminuição das desigualdades sociais, enfrentamento à violência que sacrifica a vida de milhares de jovens todos os anos, distribuição de renda, respeito ao meio ambiente e valorização da diversidade.
Estamos num momento político que exige muito engajamento e participação da juventude, pois, se é verdade que estamos vivendo em escala mundial os reflexos de uma crise aguda do capitalismo que tem sacrificado milhões de empregos e vidas em todo o mundo, é também verdadeiro afirmar que o nosso país vem tomando medidas concretas a diminuir ao máximo as conseqüências nefastas de um sistema que privilegia os negócios em detrimento da vida humana. Assim, precisamos unir esforços da nossa parte do governo com organizações da sociedade civil como a Pastoral da Juventude para aproveitar da melhor forma a maior presença de jovens na história do país, para além de construir um Brasil livre de injustiças e desigualdades, plantar novos valores nos corações de todo o nosso povo. Acreditamos fielmente que a construção de um país mais democrático resulta da participação direta dos milhares de cidadãos e cidadãs!
Finalizo parabenizando pelas campanhas desenvolvidas como a Campanha Contra o Extermínio de Jovens, pelas ações do Dia Nacional da Juventude, pela ação cotidiana em cada comunidade, pela presença e protagonismo no Conselho Nacional de Juventude, por esse vitorioso 10º Encontro Nacional!! Sejamos todas e todos instrumentos de amor e da justiça na ciranda da vida!!
Forte abraço!
Ângela Guimarães
Secretária-Adjunta Nacional de Juventude
Vice-Presidenta do Conselho Nacional de Juventude
Coordenadora-Geral da 2ª Conf. Nac. de Juventude