PJ lança subsídio que debate, à luz do Evangelho, sobre novas masculinidades

 “Se alguém está em Cristo, é nova criatura.
As coisas antigas passaram;
eis que uma nova realidade apareceu”.

2ª Carta de Paulo aos Coríntios, 17

Ser nova criatura, novo homem em Cristo e a partir de Cristo! Este é o desejo por trás do subsídio Sentados à mesa – Roteiros reflexivos para o autoconhecimento e construção de novas masculinidades, elaborado a várias mãos que juntas teceram em palavras o sonho de gerar, provocar, inspirar, iluminar a construção de novas masculinidades. Na ciranda da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher, aprendemos que tal construção é fundamental para superar as desigualdades, opressões e todas as formas de violência que atingem as mulheres.

Na Ampliada Nacional de Erexim-RS (2020), a Pastoral da Juventude confirmou a urgência de ampliar e aprofundar as reflexões e debates acerca dessa temática. Partindo desta deliberação, entre as/os jovens referências da Campanha foi criado um Grupo de Trabalho para pensar e construir materiais específicos sobre masculinidades. E neste processo, nos debruçamos sobre as necessidades e possibilidades de trabalhar o tema junto a nossa juventude. Projetamos, então, cinco caminhos a serem trilhados: vídeos provocativos; subsídio com roteiros reflexivos; textos para estudo; subsídio com rodas de conversa; e, subsídio para realização de grupos reflexivos.

Se as mudanças partem das pessoas, a transformação das masculinidades começará em cada companheiro que ousar se desconstruir e reconstruir como homem. Neste sentido, acreditamos na centralidade do Projeto Pessoal de Vida como instrumento e caminho para tornar o sonho realidade. É através do Projeto de Vida que reconhecemos quem somos e quem queremos ser, miramos horizontes e assumimos compromissos de vida. Conscientes de tudo isso, apresentamos este primeiro subsídio destinado aos homens, jovens e adultos da PJ – Sentados à mesa: roteiros reflexivos para o autoconhecimento e construção de novas masculinidades.

Projetar a vida passa pelo exercício de se autoconhecer e reconhecer. Refletir sobre quem somos, como homens, é movimento essencial para repensar nossa própria masculinidade. É esta compreensão de autoconhecimento que assumimos neste material. Queremos sentar à mesa com Jesus e, neste encontro pessoal com Ele, rezar e refletir sobre nós mesmos, sobre que homem eu fui, sou e quero ser. E neste querer-ser, temos como horizonte construir novas masculinidades. Novas para nós, por serem diversas e diferentes da masculinidade hegemônica-tóxica-dominante que em suas expressões “padrão” oprime e violenta mulheres e homens. Novas, portanto, porque a partir de Cristo, são pautadas no amor, no respeito, na não-violência e na justiça.

Rumo ao horizonte, partimos de um texto que lança luz à caminhada e em seguida temos 8 roteiros, que são um convite à oração e à reflexão pessoal, trazendo provocações que nos inspiram e mobilizam. Neste processo, o movimento é pessoal, mas não precisa e nem deve ser solitário! Se sentirmos necessidade de alguém para nos acompanhar ou com quem compartilhar as inquietações, dúvidas e emoções, é importante buscar um/a amigo/a, assessor/a ou coordenador/a que possa nos ouvir e nos apoiar.   

Vamos, pois, à mesa, lugar sagrado da partilha do pão e da vida! Sentamo-nos junto a Jesus, nosso amigo, companheiro e mestre. Com Ele, podemos abrir o coração e viver este caminho que lança luz à (re)construção de Projetos de Vida comprometidos em (re)inventar novas masculinidades!

Baixe o material clicando na imagem acima.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.