Cancel Preloader

UnB lança “Observatório da Juventude”

Ontem, 1º de outubro, aconteceu, durante a VIII Semana de Extensão da Universidade de Brasília, uma mesa redonda para discussão do Observatório da Juventude. Intitulada “Observatório da Juventude: início de conversa” a discussão contou com a participação da Secretaria Nacional de Juventude, representada por José Eduardo de Andrade, secretário-executivo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

A mesa foi coordenada pela professora Leila Chalub Martins, coordenadora do Observatório da Juventude da UnB, e contou com a participação do subsecretário de Juventude do Distrito Federal, Luciano Gomes Lima.

Com o objetivo de mapear a produção existente na UNB e possibilitar uma troca entre pesquisadores e alunos, o Observatório busca criar um canal com a comunidade acadêmica e também com a sociedade. Considerando esse debate como um primeiro momento de “troca de idéias”, José Eduardo abordou questões sobre o perfil da juventude brasileira, seus principais problemas, bem como o papel e atribuições da Secretaria Nacional de Juventude – SNJ e do Conselho Nacional de Juventude.

Ele destacou, ainda, o esforço do governo federal em priorizar programas, projetos e serviços públicos direcionados à população juvenil, como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, em suas quatro modalidades (Adolescente, Urbano, Campo e Trabalhador). Além disso, ressaltou o processo de diálogo com a sociedade, que alcançou seu ponto mais forte com a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Brasília, no mês de abril, e o seu desdobramento com o Pacto pela Juventude (http://www.levantesuabandeira.com.br/pacto).

José Eduardo falou da importância do Observatório da Juventude da UNB diante desse contexto e as possibilidades de ação conjunta com a Secretaria Nacional de Juventude e o Conjuve. Em um segundo momento do encontro, várias pesquisas e estudos foram apresentados por pesquisadoras (es), como Wivian Weller, Maria Fátima Olivier Sudbrack e Carlos Benedito Martins, indicando o amplo conjunto de trabalhos sobre o tema que já existem na Universidade.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.