PJ lança cartaz oficial da ANPJ 2023

PJ: 50 anos de resistência e missão, com o grupo de jovens fazendo florescer vida nesse chão!

É com muita alegria que a Pastoral da Juventude compartilha com toda a juventude brasileira, assessorias e parceiras/os de caminhada o cartaz oficial da Ampliada Nacional da PJ de 2023, que acontecerá de 8 a 15 de janeiro em Joinville/SC, Regional Sul 4.

Nesse 12 de agosto, em que comemoramos o Dia Internacional da Juventude, queremos fazer memória de todas as e os jovens que dedicaram e dedicam sua vida para a construção da Civilização do Amor ao longo dos 50 anos de história da PJ no Brasil.

O tema do Dia Internacional da Juventude 2022, apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é “Solidariedade Intergeracional: Criando um Mundo para Todas as Idades”. Queremos ampliar a mensagem de que é preciso agir em todas as gerações para alcançar o fim da pobreza, da fome e das desigualdades socioambientais, a garantia da educação de qualidade para todas e todos, a equidade de gênero, a paz e a justiça, sem deixar ninguém para trás.

Foi inspirada por 50 anos de história e com o olhar direcionado para a construção desse Outro Mundo Possível que a artista Heloisa Nascimento, da Diocese de Apucarana – Regional Sul 2, criou o cartaz que agora presenteamos a toda juventude pejoteira do Brasil.

Compartilhem o cartaz com seus grupos de jovens, Dioceses e Regionais e continuem em sintonia com a PJ Nacional nesse bonito caminho de construção coletiva da nossa ANPJ de 2023 em Joinville.


Leia na íntegra as inspirações da artista para a criação do Cartaz:

O cartaz da ANPJ 2023 vem falar dos sentidos mais genuínos através da arte. O grito agora é de nos voltarmos aos nossos instintos mais profundos e íntimos, nos olharmos como aquelas e aqueles jovens que fomos e que iniciaram sua caminhada na vida pastoral nos grupos de base, e de nunca esquecermos que o que nos liga à caminhada é um amor puro, potente e latente, nosso amor maior é o nosso chão sagrado.

E é nos permitindo olhar com tanto amor que os moldes desse cartaz foram feitos. Logo nos deparamos com a quantidade de cores, cores essas que foram trazidas dos artesanatos tipicamente latinos, dos nossos povos originários, cores de um povo que persiste, resiste e existe. Foi pensando assim que a fonte no estilo vernacular e os outros detalhes com linhas orgânicas foram importantes para nortearem e reafirmarem o conceito da identidade visual da arte.

As flores são a tradução do florescer, esse florescer que acontecerá na terra das flores, que é a cidade de Joinville, tão conhecida pelo cultivo dessas plantas. Assim como as flores, Joinville também é conhecida nacionalmente como a capital da dança, e foi pensando nesse detalhe que a imagem da jovem foi trazida para o centro do cartaz. Essa jovem com cabelos cacheados, em uma dança livre, nos lembra a figura de Leiliane Maciel, da Diocese de Joinville, jovem extremamente querida, que iluminou os cantos e que se fazia como o jovem nazareno, anunciando a boa nova por todos os ventos. Leiliane fez sua passagem recentemente, mas ela é retrato da juventude que planta sua semente e que floresce em tantas e tantos, por isso a figura dessa ilustração vem com uma auréola amarela. Outro ponto importante da figura da jovem é o florescer que nasce do chão e a impulsiona nessa dança livre, da liberdade de ser. No fundo do cartaz podemos encontrar um skyline com a silhueta das principais edificações arquitetônicas da cidade, marco importante na cultura regional de Santa Catarina.

Finalizando a imagem vem a bandeira da PJ, símbolo mais marcante da nossa vida pastoral. Olhar para bandeira é resgatar e acreditar ainda mais na potência sem precedentes que cada uma e cada um tem. A bandeira é nosso amuleto, um dos nossos grandes motes, assim como o símbolo da Wiphala, ícone de um grande sonho latino, da esperança dos povos, dos nossos chamados à luta e à felicidade plena de uma sociedade mais justa, igualitária, de sonhos palpáveis e de horizontes cheios de esperança.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.