Conjuve elege novos membros da sociedade civil
Em um dia especial para a parceria entre governo e sociedade civil, a eleição do Conselho Nacional da Juventude tomou forma. Nessa quinta-feira, dia 12/4, foram eleitos 80 organizações, fóruns e entidades membros do Conselho para o biênio 2012/2013.
A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, destacou na slenidade de abertura da Assembleia de Eleição o início de uma nova fase nas Políticas Públicas de Juventude. “No momento nós inauguramos um segundo ciclo da Política Nacional de Juventude, pós criação do Pró-Jovem, pós criação da própria Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude. Um ciclo para ampliar as discussões de Políticas de Juventude para além do foco da inclusão, para fortalecer também a perspectiva da emancipação e da autonomia dos jovens.”
Já o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina, fez um balanço de gestão, admtindo o longo caminho a ser percorrido, mas também reconhecendo o êxito de toda a equipe que trabalhou no último biênio. “É importante reconhecer o papel de todos os coordenadores de comissão e de toda a mesa diretora, uma vez que uma gestão é completamente coletiva. A presidência na verdade expressa a capacidade de um grupo produzir sínteses, produzir construções. Então, gostaria de agradecer a todos os conselheiros e conselheiras que participaram dessa gestão e ajudaram a fortalecer o Conjuve.”
Depois de eleições acirradas, os seguintes movimentos e associações foram eleitos titulares no Conselho Nacional de Juventude: Cuca da UNE, CONTAG, Federação Nacional dos Tralhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, UNE, ANPG, UBES, Nação Hip Hop Brasil, UNICAFES, UBM, CMB, CONEN, Congresso Nacional Afro-Brasileiro, ABGLT, Pastoral da Juventude, Aliança Bíblica Universitária do Brasil, ACBANTU, CGTB, CUT, UGT, Juventude do Partido dos Trabalhadores, Juventude Pátria Livre, CMP, APOINME e REJUMA.
Os Fóruns e Redes da Juventude eleitos titulares foram: Rede Nacional de Jovens Comunicadores, FONAJUNE, FBOMS, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS e Rede de Jovens do Nordeste. E as Entidades de Apoio às Políticas Públicas de Juventude eleitas titulares foram: Instituto Imagem e Cidadania, FASE, CEMJ, Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, Escola de Gente, Viração, Insituto de Juventude Contemporânea, Instituto da Mulher Negra, CEDAPS, Conselho Nacional da OAB, Associação Raízes da Tradição e Instituto Aliança.