Cancel Preloader

Conjuve participa de Cooperação em Guiné Bissau


Entre os dias 18 e 23 de fevereiro o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), representado pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), participou de atividades do Programa de Cooperação entre Brasil e Guiné Bissau. O Acordo Bilateral conhecido como “Cooperação Sul-Sul” tem entre seus objetivos sensibilizar gestores e profissionais de diferentes setores para importância da promoção à Saúde Sexual e a Saúde Reprodutiva de Adolescentes e Jovens.

O convite para participar do evento partiu do Ministério da Saúde, especificamente da Área de Saúde dos Adolescentes e Jovens. O conselheiro Fransérgio Goulart, do CEDAPS, participou de seminários, oficinas, debates, conversas e reuniões que possibilitaram o intercâmbio e grande troca de experiências. Ainda no dia 18/02 falou sobre a “Experiência Brasileira dos Espaços de Participação Juvenil na Promoção da Política de Saúde” em mesa do Seminário promovido pela missão.

De acordo com Goulart  um dado que chamou muita atenção da Missão Brasileira é que 52% da população geral de Guiné Bissau é de jovens ― para os Guinenses a juventude começa aos 15 e vai até 35 anos. Destes 60 % tem HIV/AIDS. Este dado norteia as ações da Cooperação Sul-Sul que busca além de analisar a realidade atual, apontar os desafios e propor ações para efetiva participação social e política de adolescentes e Jovens.

”Acredito que a maior dificuldade de Guiné Bissau é a pobreza, diferente do Brasil que o desafio posto é a desigualdade”, opina o conselheiro de juventude ao responder sobre suas impressões a respeito do país Africano. “Pobreza e Desigualdade são questões diferentes que necessitam de enfoques e políticas diferenciadas para seu enfrentamento”, pondera.

Em uma das intervenções Goulart sugeriu ampliar a participação juvenil e problematizar e entender  as diferentes formas de participar que as juventudes trazem. Ele conta que percebeu através das intervenções de jovens e profissionais participantes das atividades entendimento de que participação juvenil se dá apenas de forma institucionalizada, o que dificulta a mobilização e participação da juventude local.

Além de participar e colaborar em várias o representante do Conjuve participou de duas reuniões de articulação política. Na primeira onde participaram o Instituto de Juventude ― órgão governamental vinculado ao Ministério de Desporto, Juventude e Cultura ― o Conselho Nacional de Juventude de Guiné ; o Fórum Nacional de Juventude e População e a ABC / Instituição de Cooperação Brasileira vinculada ao Ministério de Relações Exteriores,   a pauta principal foi pensar na possibilidade de Cooperação Sul Sul de Guiné e como  a Secretaria Nacional de Juventude e Conjuve podem colaborar com a formação de lideranças juvenis e na construção de marcos legais.

Outro encontro se deu com a UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População), para discutir o cenário das Políticas Públicas de Juventudes de Guiné Bissau e para construção e consolidação de uma parceria com o CONJUVE. Para Goulart o intercâmbio foi muito positivo e dever render bons frutos. “Em nome do Conjuve faço um agradecimento especial ao Ministério da Saúde/Área Saúde do Adolescente e Jovem e toda Missão Brasileira por nossa participação e parceria vivenciada e compartilhada em todas as atividades durante toda a semana, em especial à sra. Ana Sudária e aos jovens técnicos Juliana Rezende, Gracielly Delgado, Rodrigo Correa, Ricardo Costa e Laura Segall”, finaliza.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.