Cancel Preloader

Conselho Nacional de Juventude


 

Nesta quinta – feira (12/4) ocorre em Brasília – DF a assembleia de eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) no biênio 2012 e 2013. O encontro, marcado para as 9h, terá a presença da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, do presidente e vice-presidente do CONJUVE, Gabriel Medina e Ângela Guimarães, além dos representantes das entidades habilitadas.

 

A escolha dos novos conselheiros acontecerá em três categorias: Movimentos, Associações ou Organizações da Juventude; Fóruns e Redes da Juventude, além das Entidades de Apoio às Políticas de Juventude. Cada participante votará dentro de sua categoria, primeiramente nos membros titulares do Conjuve e, numa segunda votação, votará nos membros suplentes.

 

Criado em 2005, o Conjuve é composto por 20 representantes do governo federal e 40 da sociedade civil que sendo maioria no Conjuve, reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento do diálogo sobre as políticas públicas para os jovens brasileiros.

 

Mais uma vez a Pastoral da Juventude (PJ) participará da assembléia disputando uma cadeira na categoria de segmento religioso. Tendo participado dos últimos fóruns de políticas de juventude no Brasil a PJ compõe  o CONJUVE desde a primeira gestão e ao longo dos anos teve participações significativas como a presidência do Conselho através da sua então Secretária Nacional, Elen Linth;  bem como a participação na 1ª e 2ª   Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude;  contribuiu na Construção da Rede Nacional de Conselhos de Juventude e uma expressiva colaboração nos conselhos estaduais tendo presidido o Conselho de Juventude da Bahia, do Amazonas e de dezenas de municípios em to do Brasil.



Sua participação caminha junto ao pedido do Documento 85 da CNBB Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais ao afirmar que é necessário uma “firme atuação de todos os segmentos da Igreja no sentido de garantir o direito dos jovens à vida digna e ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades (n. 230)”.



Atualmente o jovem Alexandre Piero, da Arquidiocese de São Paulo, representa a Pastoral no conselho. Na Assembléia Eleitoral, Felipe Freitas, da Diocese de Feira de Santana e ex-presidente do Conselho de Juventude da Bahia, representará a organização.



Durante todo o dia 12/4, os jovens da Pastoral da Juventude estarão mobilizados nas redes sociais, em sintonia, somando forças e enfatizando que a PJ continue dentro do CONJUVE. Para participar da mobilização seja no Facebook ou Twitter, use a hastag #PJnoCONJUVE

 

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.