Nota da PJ Sul 2 sobre as Eleições 2020

A boa política está a serviço da vida e da paz

Papa Francisco

No feriado do dia 2 de novembro a Pastoral da Juventude do Paraná realizou a roda de conversa “Proseando com a PJ Sul 2” para debater a importância da participação das cristãs e cristãos na política e, especialmente, nas eleições de 2020. A roda, que foi transmitida pelo facebook da PJ Paraná, contou com a presença dos jovens Cícero Augusto (candidato a vice-prefeito), Jennifer Teixeira e Rudinei Duarte (candidata/o a vereador/a) e mediação de Gabriela da Silva, articuladora da província de Londrina.

A ideia que geralmente é associada à política na atualidade vem com uma carga muito negativa, lembrando quase sempre corrupção. É uma campanha permanente que busca desqualificar a política e criminalizá-la, reduzindo o interesse da população, especialmente das juventudes, pelo que acontece nas arenas de poder e tomada de decisão. Por isso, e com base na Cartilha “Os cristãos e as eleições” de orientação política da CNBB do Regional Sul 2, as/os jovens buscaram resgatar a relação saudável entre fé e política, discutindo assuntos relevantes à conjuntura social e política do nosso estado e país hoje.

Foram abordados temas como o papel essencial do executivo e legislativo nos nossos municípios; o perigo dos discursos fundamentalistas endossados por muitos/as candidatos/as, que fazem uma leitura descontextualizada dos textos sagrados e impõem uma visão de mundo preconceituosa a partir de suas crenças religiosas, instrumentalizando a fé para defender interesses que são contrários à defesa da vida; a disseminação de notícias falsas (fake news) e o papel que essa prática desempenha na difusão de confusão, divisões e mentiras em campanhas sem compromisso com a solução das demandas da população; a importância da representatividade de parcelas da população ainda sub-representadas nos espaços públicos de poder, como mulheres, negros e negras, indígenas, jovens e outros grupos; e como o nosso voto consciente pode ser uma ferramenta a serviço da vida dos/das pobres, excluídos/as e todos os grupos marginalizados em nossa sociedade, como nos pede o Papa Francisco, alicerçado no projeto de Jesus Cristo.

O “Prosendo com a PJ Sul 2” sobre as eleições 2020 está disponível na página do facebook da PJ Paraná para que outros/as jovens possam assistir e contribuir com essa reflexão em suas cidades e dioceses. Queremos colaborar para que mais pessoas tomem consciência da importância de pesquisar sobre as bandeiras defendidas por suas candidatas e candidatos e assumam um compromisso radical em favor da dignidade, da justiça social e da garantia de vida plena para todas e todos.

Coordenação regional da PJ Sul 2

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.