Seminário do Regional Sul II da Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens

 SEMINÁRIO REGIONAL DA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS – FOZ DO IGUAÇU, 18 a 20/05/2012.

 Abertura do Seminário

            A realização do Seminário da Campanha Nacional contra a violência e extermínio de jovens é uma oportunidade para fazermos uma reflexão e reafirmamos nosso compromisso a favor da vida digna para todos, de modo especial para os jovens, que na maioria das vezes são as principais vítimas da violência.

            O ponto de partida para a presente reflexão é projeto de vida apresentado por Jesus, o jovem galileu, no Evangelho de João: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).  O Reino anunciado por Jesus é o Reino da vida e vida plena.

            O Seminário acontece em Foz do Iguaçu, onde está uma das maravilhas naturais mais admiradas por pessoas do Brasil e de todo o mundo. Infelizmente a escolha dessa cidade para a realização do Seminário não se deu por estar em Foz uma das paisagens mais espetaculares do mundo e nem pela imponência da Itaipu binacional, que gera energia para o Paraguai e boa parte do Brasil. Infelizmente a escolha dessa cidade se deu por conta do que aparece nos dados do Mapa da violência divulgados em 2008, pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (Ritla), que apresenta os dados do período entre 2002 a 2006, onde Foz do Iguaçu aparece na 5ª colocação (98,7 assassinatos por 100 mil habitantes), Guaíra, outra cidade da região e que a exemplo de Foz do Iguaçu está na fronteira, aparece na 7ª posição (94,7) e Tunas do Paraná, 60 km de Curitiba, na 10ª posição (90,1). No ranking com números absolutos de homicídios em 2006, Curitiba é a 7ª colocada, superando capitais como: São Paulo, Rio de janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Belém.  A capital do nosso estado vista, há pouco tempo atrás, como modele e referência de urbanismo e ecologia, transporte coletivo, qualidade de vida, aparece como umas das capitais mais violentas do país.

            Esse quadro nos desafia a pensarmos em ações concretas a favor da vida e por isso lembro a realização da Ampliada de Imperatriz – MA (janeiro de 2011), na qual a Pastoral da juventude escolheu como lema a inspiração bíblica do livro de Ester: “O meu pedido é que me conceda a vida, e o meu desejo é a vida do meu povo” (Est. 7,3). A vida plena com dignidade e o protagonismo feminino foram abordados como temática em todas as atividades da ampliada. A juventude de hoje precisa de pessoas, que como Ester, defendam a vida dos/as jovens, de modo especial daqueles cujas condições oferecem maios vulnerabilidade, ameaça e riscos.

            Na medida em que nos colocamos a serviço e abraçamos a causa que nos move, poderemos acreditar na realização dos nossos sonhos por um mundo melhor, justo, fraterno, de alegria e paz. Dessa forma o Salmo 133 poderá ser uma constatação: “Vejam como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos. Como óleo sobre a cabeça (…). Por que aí Javé manda a bênção e a vida para sempre” (Sl 133).

            Queremos a garantia de uma convivência alegre e feliz, sobretudo com uma educação de qualidade, com políticas públicas para a juventude e, sobretudo, queremos que as ruas, as praças e demais espaços sejam vistos como espaço de convivência, de celebração da vida, de encontros e de festas. Que uma cidade segura não seja simbolizada pela ausência de pessoas nesses espaços, que os jovens não precisem sair das ruas e das praças, mas que todos/as possam ir e vir, viver e conviver em paz.

            Por fim, o Seminário, nos situa dentro de um contexto, no qual queremos reafirmar nosso compromisso, enquanto Pastoral da juventude (PJ) sendo Igreja jovem e por isso olhamos para as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (CNBB, 2011), as quais reafirmam o compromisso de toda a Igreja para fazer acontecer a Evangelização a partir de Jesus Cristo em vista do Reino. De modo especial, em se tratando de vulnerabilidade, de situação de extermínio e violência queremos olhar para a 5ª Urgência, na qual a Igreja assume o compromisso a “Serviço da vida plena para todos”. É isso que sonhamos, é isso que queremos, é isso que assumimos.

 

(Fiz questão de usar os dados publicados em 2008 pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla),  mesmo que hoje os dados possam ser outros. Isso porque foram esses dados que sempre fizeram parte dos encaminhamentos desse Seminário. O mesmo estava agendado para  Setembro de 2011 e por questões práticas foi adiado, sendo remarcado para o mês de maio de 2012).

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.